quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Empreendedor?

Há alguns meses, a revista Exame divulgou uma reportagem com um dado (não lembro a fonte) dizendo que o Brasil era o 7º país mais empreendedor do mundo. Isto é verdade. Este que vos escreve, encarnação da nova direita do Brasil trabalhou durante dezoito meses numa comunidade da capital baiana e viu a realidade daqueles que estão no nível da indigência (desde então sou um ferrenho defensor do Bolsa Família, embora abomine o mau-uso que se faz dele), e as pessoas são de fato, empreendedoras. Mas a revista erra num ponto: eu não chamaria o que o brasileiro faz de empreendedorismo, chamaria de se-viracionismo, se-vira-nos-trinta mesmo. O brasileiro não tem mentalidade empreendedora. E nisso a revista erra. E feio. Dou exemplos da minha vida. Fui hoje, às 19h25, num sebo (quem quer salvar com urgência seus neurônios corra aos sebos: além do preço ser bem mais acessível, lá, 80% não é lixo, como nas livrarias). O sebo funciona numa casa residencial e os livros ficam na sala de entrada. Como a luz da sala estava acesa, bati na porta só para saber o horário do funcionamento. A dona do sebo me atendeu com muita má vontade, dizendo que o sebo funcionava até às 17h30 ou 18h00. Saí pensando "tem gente que não gosta de ganhar dinheiro mesmo". Depois fui a uma locadora de filmes para locar O Iluminado, de Stanley Kubrick, e o atendente mal sabia atender, eu-que-me-virasse. Terminei levando o filme, mas por interesse meu que não quero ver mais debilidades mentais, e não por esforço do vendedor. Situações como estas já passei inúmeras vezes. Onde está a mentalidade empreendedora? Onde a vontade de empreender negócios? Não vou cair nas ondas dos gurus da administração que dizem "o cliente é o rei", e coisas do gênero, que ganham dinheiro para dizer o óbvio, ou como os otimistas da moda que acham que a salvação está no empreendedorismo, ignorando o papel dos governos e da situação macroeconômica, mas é uma falsidade dizer que o Brasil é um país empreendedor... é no máximo o país do se-vira-nos-trinta, pois na maioria dos casos, não tem outro jeito mesmo.

Nenhum comentário: