sábado, 31 de janeiro de 2009

Por quê?


Um amigo que está na França me escreveu dizendo que eu poderia, nos meus posts, evitar a referência a Deus e etc., porque isso "enfraquecia" o meu discurso. Bem, em primeiro lugar é preciso dizer que eu não estou interessado em discurso nenhum, mas somente em comunicar a minha experiência. De qualquer forma, eu fiquei pensando no porquê eu cito Deus. Por uma razão muito simples: porque se Deus existe mesmo, nossa vida não pode continuar a ser como normalmente é. Não posso viver como um órfão quando na verdade tenho um pai.
Eu gosto muito da Música One of Us, de Joan Osbourne http://br.youtube.com/watch?v=rph_-qE9C-M:

"E se Deus fosse um de nós?
[...]
Se Deus tivesse um rosto, como seria?
E você gostaria de vê-lo, se
Você tivesse que acreditar em coisas como paraíso
E em Jesus e os Santos e em todos os profetas?"

Eu só sei que eu sou absolutamente maravilhado, quase que petrificado diante do fato de que Deus se fez homem. Diante disso, é como se todas as nossas palavras, como se tudo devesse ser reduzido ao silêncio.
Esses dias, escrevendo a dissertação, eu me perguntava como é escrever diante desse fato, diante dessa Presença. A resposta me veio quando vi um ícone da Anunciação: o anjo Gabriel veio à Virgem Maria enquanto ela estava trabalhando, e não durante um transe místico. Eu gosto muito da Virgem Maria, porque ela é a carnalidade da fé, ela nos faz mergulhar na realidade, nos salva do niilismo, nos enche de esperança! O desafio da vida é viver tendo essa presença nova que entrou em nossa vida, bem diante dos nossos olhos. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, a fé não é uma fuga da realidade, mas é uma modalidade subversiva e surpreendente de viver as coisas de sempre! E não dá para não falar do fato mais importante da História, que tem a ver com tudo, e com todos! Eu sei bem em quem eu acredito, ai de mim se não evangelizar!

Um comentário:

Anonima disse...

Eu gosto de uma música do Eric Clapton: We're All The Way