sexta-feira, 30 de julho de 2010

A terra da busca pela felicidade

São Paulo é uma cidade única. "O mundo inteiro está lá", dizia o poeta Bruno Tolentino. Eu adoro cidades, nasci para viver nelas, não sou bucólico, sou totalmente urbano, gosto de prédio, de carro, de agitação, de corre-corre, de metrô. Quanto maior a cidade, para mim, melhor. Gosto tanto de cidades que quando estive em Nova York, chegava a ficar longas onze horas caminhando pela ilha de Manhattan, porque mais do qualquer outra coisa, em Nova York, a cidade em si mesma, é a grande atração da jogada.

Dá para entender assim o quanto estou gostando de caminhar e apreciar a cidade, especialmente a sua parte mais antiga, que é o centro. Eu mesmo já vim inúmeras vezes a São Paulo, é uma cidade da qual eu gosto, mas um gosto que eu nunca entendi. Esta é uma pergunta que sempre me ficou aberta: "por que que eu gosto tanto desta cidade? O que é que tem aqui?"

Andando pelo centro da cidade, buscando trabalho, eu penso que descobri. É porque São Paulo não somente é a terra das oportunidades, é a terra da busca pela felicidade. E o que é a felicidade senão o conhecimento de Jesus Cristo, Aquele que venceu a morte? Porque, se de fato, como diz o apóstolo São Paulo, o movimento dos povos é na verdade a busca pelo sentido, pelo destino, pelo significado; em São Paulo como em nenhuma outra cidade brasileira, isto se vê com uma clareza solar. A cidade é um canteiro de obras a céu aberto. Cada um aqui tenta ser feliz a seu modo, mas tudo no fundo é uma busca nervosa pela felicidade, que se expressa no trabalho. Trabalhamos para que, se não é para sermos felizes?

Mas o que mais me emociona em São Paulo são as torres das igrejas. A Catedral gótica é belíssima e imponente, mas ao longo de toda esta gigantesca cidade é muito confortante ver as torres das igrejas no meio dos prédios anunciando a Presença que destruiu a morte e nos faz companhia, mesmo na selva de pedra. Aqui, as pedras falam. As torres das igrejas anunciam que Cristo ressuscitou e gritam ao céu: "Maranatha! Vem, Senhor!"

Nenhum comentário: