Mais do que o conceito de "glória" de Deus, o conceito mais importante do início da Oração Sacerdotal de Jesus (Cf. João 17,1-5) está no versículo 3, que em português foi traduzido como "vida eterna" (em grego "Ζωή"; em latim "zōē").
Mais próximo do original seria "vida verdadeira" ou "vida divina" ou, aplicada aos seres humanos após o batismo, "vida da graça". "Ζωή" não é exatamente a mesma coisa que "βίος" ("vita" em latim).
A expressão "vida eterna" em João 17,3 significa, na realidade, a "vida do próprio Deus", ou seja, "o próprio Deus", que é a própria vida em si mesmo e que é eterno, daí "vida eterna". É também conhecida como "Céu" ou "Paraíso".
A "vida eterna" é muito diferente do que nós costumamos pensar (uma continuação até o infinito desta nossa vida biológica). A "vida eterna" aplicada a nós, seres humanos, é "participar desta vida divina", por pura graça de Deus. E isto só se dá através do "conhecimento" de Deus.
Em hebraico, "conhecer" significa "relacionar-se com". Recusar esse relacionamento, voltar as costas a essa graça oferecida é justamente a "morte eterna", o que é também conhecido como "Inferno" e é uma terrível possibilidade da liberdade.
Sobre a morte eterna, vejam o que dizem 1ª Coríntios e o Apocalipse:
"nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus." 1ªCo 6,9b-10
"O Diabo, sedutor delas (as nações que se uniram contra Deus), foi lançado num lago de fogo e de enxofre, onde já estavam a Fera (ou seja, a Besta) e o falso profeta (o aliado do Anticristo e da Besta), e onde serão atormentados, dia e noite, pelos séculos dos séculos. [...] A segunda morte é esta: o tanque de fogo. Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo. [...] Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte."
Ap 20,10;21,14b-15;22,8
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