Sempre podemos contar com a assistência e a intercessão dos anjos. A Igreja celebra de modo particular a memória de alguns anjos, entre eles São Miguel Arcanjo, no dia 29 de setembro. A Quaresma de São Miguel é um período de orações dedicado a São Miguel. Ela tem a duração de 40 dias, de 15 de agosto a 29 de setembro: reza-se todos os dias, exceto aos domingos.
A origem da Quaresma de São Miguel se deve a São Francisco de Assis, e à sua percepção sobre uma lacuna entre os períodos da Quaresma e do Advento. Era o período em que São Francisco mais se mortificava, os 40 dias que antecedem a festa de São Miguel. Foi neste período que ele recebeu os estigmas em 1224, há 800 anos.
A Sagrada Escritura testemunha a ação dos anjos em nosso favor, em particular a ação de São Miguel, o chefe da milícia celeste:
"Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou. O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem e os salva." (Sl 33,7-8)
"Sejam confundidos e envergonhados os que odeiam a minha vida, recuem humilhados os que tramam minha desgraça. Sejam como a palha levada pelo vento, quando o anjo do Senhor vier acossá-los. Torne-se tenebroso e escorregadio o seu caminho, quando o anjo do Senhor vier persegui-los." (Sl 34, 4-6)
"Escolheste, por asilo, o Altíssimo. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos." (Sl 90,9b-11)
"Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. [...] Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe. [...] Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento."(Dn 10,13b.22; 12,1a)
"Quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!" (Jd 9)
"Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram." (Ap 12, 7-8a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário