terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O que o Natal veio nos dar?

O Natal é só uma festa piegas ou é um fato que tem a ver com a minha vida? Essa pergunta é dramática porque a minha vida pode caminhar em direções diametralmente opostas, a depender da resposta dada a essa pergunta. No primeiro caso, o Natal é como um duende verde, no máximo um enfeite, um ornamento, mas no fundo, algo que não me ajuda. No segundo caso, é o fato mais importante da História, e que posso verificar na minha existência se é verdade ou não. E sendo verdade, o que o Natal veio me dar, veio nos dar?
Como diz Gonzaguinha, "somos nós que fazemos a vida, como der ou puder, ou quiser". O divino não vem nos substituir, mas o Natal vem nos colocar na posição exata, verdadeira, a partir da qual posso partir no confronto com a realidade, todas as manhãs. E a primeira constatação é de um amor imenso, amor pela minha miséria, pela minha necessidade de vida. Como diz o poeta francês Péguy, "a minha necessidade moveu um Deus", que me ama e me acolhe, aqui e agora! Com certeza, viverá 2008 de forma quem se deixar tocar por este anúncio: "sou amado inifinitamente, por Aquele que me quis e me quer, aqui e agora!" O Natal não é uma mensagem para amarmos, mas pelo contrário, existe para dizer que somos amados, somos queridos e desejados por Aquele que faz a realidade e me faz, a tal ponto de nascer num estábulo para dizer: "eu te amo!" Só isto nos coloca numa postura verdadeira diante da realidade!

Nenhum comentário: